Levantamento com dados do Tribunal Superior Eleitoral aponta que cerca de 347 mil eleitores do Vale do Paraíba e região bragantina ainda não fizeram a biometria para votar nas eleições de 2020. Os números consideram apenas os eleitores que moram nos 29 municípios onde a votação por biometria será obrigatória nas próximas eleições e que o prazo para o procedimento se encerra nesta quinta-feira (19).
Cada cidade tem um prazo final para a revisão biométrica. Quando o eleitor não comparece ao cartório eleitoral dentro do prazo, o título é cancelado. É possível regularizar essa situação, porém, ao procurar um cartório eleitoral até 6 de maio de 2020, quando se encerra o cadastro eleitoral para as próximas eleições.
Apenas em 2022 a biometria deverá ser obrigatória em todo o Brasil. Os eleitores que votam nas eleições presidenciais no exterior não devem registrar a biometria.
Importante ressaltar que, independente da idade, todos os eleitores que não fizerem a biometria terão seus títulos cancelados. Dentre os transtornos pelo cancelamento do título eleitoral, está a suspensão do CPF e consequentes bloqueios bancários, bloqueio de benefícios e suspensão salarial. Impossibilidade de renovar matrícula em estabelecimento público de ensino, se inscrever em concurso público e obter passaporte.
Para fazer a biometria, o eleitor deve procurar o Cartório Eleitoral ou os postos de atendimento da justiça eleitoral munidos de documento oficial com foto (original) e comprovante de residência. Além da sede do Cartório Eleitoral na rua José Ignácio, 329, a justiça eleitoral também possui postos de atendimentos nos municípios de Jarinu, Bom Jesus dos Perdões e Nazaré Paulista.
Na região, 29 cidades têm o prazo até o dia 19 de dezembro para o procedimento:
- Aparecida
- Arapeí
- Atibaia
- Bananal
- Bom Jesus dos Perdões
- Bragança Paulista
- Caçapava
- Cachoeira Paulista
- Canas
- Caraguatatuba
- Cruzeiro
- Guaratinguetá
- Igaratá
- Ilhabela
- Jacareí
- Jambeiro
- Lavrinhas
- Lorena
- Pindamonhangaba
- Potim
- Roseira
- Santo Antônio do Pinhal
- São Bento do Sapucaí
- São José do Barreiro
- São José dos Campos
- São Sebastião
- Silveiras
- Tremembé
- Ubatuba
Fonte: G1.globo.com