O Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência (NAVV) de Bragança Paulista (SP) foi inaugurado na manhã de sexta-feira (1º). O projeto é uma parceria da prefeitura com o Ministério Público de São Paulo (MP-SP) e a Universidade São Francisco (USF).
De acordo com a Prefeitura, o Núcleo deve oferecer assistência jurídica, psicológica, social e de saúde às vítimas de crimes. Os familiares dessas vítimas também poderão ser atendidos.
Ainda segundo o Executivo, o objetivo do projeto é “fornecer um atendimento humanizado às vítimas, indo além da proteção contra o agressor, oferecendo acolhimento e suporte especializado”.
O Núcleo será comandado pela Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres. O prédio onde o serviço vai funcionar foi entregue no dia 4 de julho deste ano e passou por reformas.
O projeto deve prestar atendimento imediato, presencial ou virtual, sempre que necessário, e garantir que as vítimas e suas famílias tenham acesso rápido e direto aos serviços públicos nas áreas de saúde, assistência social, segurança e justiça.
De acordo com o Ministério Público de SP, o NAVV adota as providências necessárias para que as vítimas, testemunhas de violência e seus familiares tenham acesso aos seus direitos e aos serviços especializados da rede de atendimento psicossocial. O atendimento integral pode incluir a inserção da vítima em programas de proteção, se necessário.
O Núcleo de Apoio às Vítimas de Violência fica na Rua Dr. Tosta, nº 224, no Centro de Bragança Paulista. Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato pelos telefones (11) 4034-2449 ou (11) 4033-9724.
Fonte: G1.globo.com