A Polícia Civil investiga a morte de gatos por envenenamento em Bom Jesus dos Perdões (SP). Os moradores relatam que ao menos dez gatos foram achados mortos por suspeita de envenenamento.
Segundo moradores, gatos e cachorros estão sendo envenenados com chumbinho no bairro Marf Um. Os moradores do bairro afirmam que há pelo menos dois meses encontram com frequência os restos mortais de felinos.
O morador Felipe Borelli afirma estar preocupado porque tem cinco gatos e dois fugiram há oito dias. Recentemente, ele perdeu sua gata Nina que morreu por envenenamento, segundo laudo veterinário.
“Para gente é muito triste. Atrás desses gatos, tem uma família, tem crianças”, lamenta.
“Não parece coincidência, dois meses atrás minha vizinha perdeu o dela”, contou a moradora Rosieli Dalei.
Investigação
De acordo com a Polícia Civil, quatro pessoas já registraram boletim de ocorrência e o caso é investigado. A lei prevê que matar gatos e cachorros é crime ambiental e pode levar a prisão.
O tempo de pena pode variar de três meses a um ano e ser agravada caso haja morte do animal. Além disso, é cobrada uma multa por prática de abuso e maus-tratos de animais.
“Caso aconteça de novo, a recomendação é que o animalzinho vítima seja encaminhado a um veterinário para que se consiga um atestado da causa da morte do bichinho”, explicou a delegada Nagya Andrade.
Fonte: G1.globo.com