Prédio centenário que abrigou santa Madre Paulina será restaurado em Bragança Paulista

Ordem de serviço foi assinada na última semana. O prédio também deve abrigar as secretarias de Educação e de Meio Ambiente.

A Prefeitura de Bragança Paulista anunciou, na última sexta-feira (18), que assinou a ordem de serviço para a reforma e restauração do antigo Preventório Imaculada Conceição — prédio centenário que recebeu a santa Madre Paulina. A assinatura foi feita na última quarta-feira (16).

Segundo a Prefeitura, a empresa Cem Dez Construções Ltda. venceu a licitação e será a responsável pela restauração do prédio, que é tombado como patrimônio histórico da cidade. O valor das obras é de pouco mais de R$ 9,3 milhões.

Preventório Imaculada Conceição em Bragança Paulista. (Foto: Divulgação / Prefeitura de Bragança Paulista)

O local deve ser transformado num polo turístico religioso e vai abrigar as sedes das secretarias de Educação e de Meio Ambiente da cidade.

As obras preveem reforma estrutural das paredes e estruturas, restauração da fachada principal e capela, instalação de um café no andar superior, melhoria dos sistemas elétricos, hidráulicos e de climatização, entre outros.

O Preventório Imaculada Conceição foi implantado em 1913 na cidade e abrigava filhos de pessoas carentes, que estavam com tuberculose. Madre Paulina passou a viver em Bragança Paulista e a colaborar com o serviço em 1909.

Ela foi canonizada em 2002, na Praça de São Pedro, onde passou a ser chamada de Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus.

Após a desativação do prédio, o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (CONDEPHAC) considerou o prédio e toda a área como Patrimônio Histórico e Cultural.

Fonte: G1.globo.com