Para ajudar a população a entender as medidas adotadas pelas autoridades do setor elétrico e os possíveis impactos no orçamento, a Fundação Procon-SP produziu um material com informações sobre as tarifas e dicas para economizar no consumo de energia elétrica. A cartilha também dá dicas para reduzir o consumo de água.
Consumo de energia elétrica
Você sabe o que são as “bandeiras tarifárias”? Criada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é a informação que está na conta de luz, e que é atualizada mensalmente com base na avaliação do Operador Nacional do Sistema Elétrico.
A cor da bandeira – verde, amarela ou vermelha – é aplicada a todos os consumidores (exceto no Estado de Roraima) e indica se a energia custará no mês mais ou menos em função das condições de geração de eletricidade.
Quando há necessidade de acionar as usinas térmicas. Isso ocorre quando a principal fonte de energia no país, as hidrelétricas, têm produção insuficiente em razão da falta de água nos reservatórios. É necessário então acionar as usinas térmicas, que representam maior custo no processo de captação de energia. O valor do abastecimento energético, portanto, aumenta.
A bandeira é aplicada mesmo que você consuma menos de 100 kWh. O cálculo é proporcional ao seu consumo. Ou seja, se a bandeira estiver vermelha no patamar 2, o adicional é de R$ 0,050 para cada kWh consumido. Se o seu consumo mensal foi de 60 kWh, por exemplo, o adicional será de R$ 3 (60 x 0,050) mais os impostos.
A bandeira tarifária pode variar mês a mês. No final de cada mês, a Aneel deverá disponibilizar em seu site a bandeira do mês seguinte.
Consumo de água
É importante acompanhar regularmente a leitura registrada no hidrômetro. Assim, é possível controlar o consumo de água, conferir a conta e descobrir eventuais vazamentos. Confira algumas dicas:
* Tome banhos rápidos e feche o chuveiro enquanto estiver se ensaboando;
* Ao escovar os dentes ou se barbear, mantenha a torneira fechada. Use um copo para o enxágue; isso também ajuda a economizar água;
* Utilize a máquina de lavar louças somente quando tiver louça suficiente para enchê-la.
* Junte a maior quantidade possível de roupas para lavar de uma vez, seja na máquina ou no tanque;
* Ao lavar roupas no tanque, mantenha a torneira fechada enquanto ensaboa e esfrega a roupa;
* Não use mangueira para lavar quintais e calçadas: use vassoura para limpar e, se precisar lavar, utilize água reaproveitada do enxágue das roupas
Para conferir material completo, clique aqui.
Fonte: Portal do Governo do Estado de São Paulo