Outubro é o mês de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama, chamando a atenção para realização de exames e para informações sobre prevenção e tratamento da doença, que possui causa multifatorial, desde genética ao estilo de vida. Entre os fatores de risco estão: idade, menarca precoce, menopausa tardia, primeiro parto em idade avançada, não ter filhos e não amamentar, sobrepeso e obesidade, uso de contraceptivos orais e ingestão alcoólica. Veja abaixo dicas de como ajudar o organismo na prevenção e uma lista de alimentos ricos em fitoquímicos, substâncias que dão cor a frutas e hortaliças e que têm propriedades antioxidantes.
Como prevenir
Manter peso adequado
A obesidade e o sobrepeso têm correlação positiva com desenvolvimento de câncer. O risco de câncer de mama cresce na menopausa pelo aumento da gordura abdominal. Atenção à composição corporal. Mas evite dietas restritivas com exclusão de grupos alimentares.
Manter exercício físico regularmente e estar ativo
- Para manutenção do peso, 150 minutos de exercícios físicos por semana;
- Para redução de peso, 300 minutos de exercícios físicos por semana semana.
Alimentação colorida e variada
Frutas e hortaliças têm efeito protetor em diversos tipos de cânceres. A recomendação é de pelo menos cinco porções diárias. Quanto maior a variedade alimentar e o colorido do prato, maior a quantidade de vitaminas e minerais (potencial antioxidante). Estes alimentos possuem menor densidade energética, contribuindo para o controle de peso.
Aumentar o consumo de fitoquímicos
- Isoflavonas: soja, tofu, linhaça, edamame;
- Betacaroteno: mamão, damasco, cenoura, batata-doce, abóbora;
- Licopeno: tomate, morango, goiaba, cereja;
- Resveratrol: amora, mirtilo, morango, uva, amendoim.
Maior atenção à alimentação Plant Based
A alimentação baseada em plantas é rica em alimentos de origem vegetal como frutas, legumes, verduras, cereais integrais e leguminosas e pobre em alimentos ultraprocessados.
Fonte: G1.globo.com