Como evitar ganho de peso no Natal e no Ano Novo? Veja dicas

Nutricionista Cris Perroni explica como manter planejamento alimentar durante as festas de fim de ano.

Mês de Dezembro é cheio de festas e encontros. Como evitar o ganho de peso antes do Natal e do Reveillon?

Os excessos na alimentação e no consumo de bebida alcoólica começam antes das maiores datas festivas – Natal e Reveillon. Os eventos acontecem, usualmente, durante a semana, e se houver grandes excessos somados às preparações mais elaboradas dos finais de semanas podem levar ao ganho de peso.

(Imagem Ilustrativa de Rumman Amin por Unsplash)

As semanas que antecedem as festas precisam de maior planejamento e negociação. Mantenha seu plano alimentar, muita atenção na qualidade alimentar e na quantidade dos alimentos ingeridos nas demais refeições.

Como fazer essa negociação:

Nos eventos, dê preferência às preparações assadas, grelhadas, cozidas ou refogadas. Evite preparações fritas, cremosas e gratinadas.

Se estiver em um buffet:

  1. Comece pela salada;
  2. Não pegue salgadinhos fritos;
  3. Monte seu prato com proteína magra (Filé mignon, filé de frango, sobrecoxa, Filé Suíno, Frutos do mar), evite empanados e se houver molho peça à parte;

Escolha acompanhamentos equilibrados, metade do prato composto por verduras e legumes (palmito, brócolis, couve-flor, tomate assado, aspargos, espinafre, cogumelos, cenoura, abóbora, vagem…) e ¼ do prato composto por um tipo de “carboidrato maior” (purê de banana ou maçã, arroz de brócolis, purê de baroa, cuscuz marroquino, quinoa, batata assada ou rústica com alecrim, arroz negro, massa com molho de tomate).

No bar: evite frituras, queijos e preparações cremosas.

Exemplos de petiscos que podem ser escolhidos: espetinhos (Filé, frutos do mar), filé aperitivo, sanduiche (filé, carpaccio, rosbife, lombinho, hommus, hambúrguer – sem queijo), bruschetta, esfiha, caldinho de feijão, ceviche.

No churrasco:

Escolha cortes de carnes mais “magras”, como frango sem pele, peixe e frutos do mar, filé mignon, maminha, baby beef, fraldinha, picanha sem gordura, filé mignon suíno em vez de costela, cupim e linguiça.

Evite acompanhamentos fritos, na manteiga e com maionese. Prefira como acompanhamento: salada verde, molho vinagrete e legumes na brasa (berinjela, tomate, palmito, abobrinha, abóbora). Use como sobremesa abacaxi e banana grelhados.

Modere o consumo de bebida alcoólica

Qual a melhor bebida alcoólica? Aquela que você beber menos. Reduza a velocidade, deguste.

A densidade energética da bebida alcoólica e de alimentos fontes de gordura é muito maior do que a de carboidratos e proteínas. Por exemplo: 1 grama de gordura fornece 9 kcal; 1 grama de álcool fornece 7 kcal; 1 grama de carboidratos e de proteínas fornece 4 kcal.

Atenção à hidratação antes, durante e após o consumo de álcool. Recomenda-se a ingestão de 40ml de água / kg de peso/ dia. Mantenha o consumo de água enquanto você estiver bebendo.

Mantenha a regularidade do exercício físico

Moderação, negociação e manutenção da sua Rotina alimentar e de treinos. Saiu da dieta? Retome!

Fonte: EuAtleta