Para evitar aglomerações nos postos de saúde de Atibaia, o agendamento de consultas e exames foi reduzido, priorizando o atendimento de pacientes com doenças crônicas, gestantes e crianças. Além disso, as unidades ampliaram o atendimento por telefone, monitorando pacientes que apresentam sintomas gripais e realizando consultas por telefone.
A redução do volume de atendimento presencial foi realizada para permitir às unidades de saúde programar a demanda, espaçando os horários das consultas eletivas de forma a diminuir o perigo de disseminação do Coronavírus e garantir atendimento aos pacientes pertencentes a grupos de risco.
Por outro lado, as consultas por telefone, ou teleconsultas, representam uma novidade que utiliza a tecnologia para expandir a capacidade, agilidade e segurança da rede de serviços prestados na atenção primária, ajudando a preservar a saúde de usuários e profissionais do sistema público.
De acordo com a Secretaria de Saúde, as equipes das unidades básicas de saúde do município realizam uma média de 200 a 250 ligações por dia, acompanhando e monitorando remotamente os pacientes com sintomas gripais, além de fornecer resultados de exames e orientações adequadas, conforme as condições de saúde de cada paciente, encaminhando para o atendimento presencial quando necessário.
A Prefeitura de Atibaia também disponibiliza a Central COVID, um canal de atendimento que esclarece dúvidas sobre o Coronavírus, a doença que ele causa e as formas de prevenção. A Central é coordenada pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde e atende de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, pelo telefone (11) 4414-2443 ou por e-mail centralcovid@atibaia.sp.gov.br.
Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Atibaia