A Prefeitura de Bragança Paulista (SP) intensificou a vacinação contra a febre amarela após a confirmação de que um macaco morreu infectado com o vírus da doença, no bairro Biriçá.
A vacinação na zona rural acontece de casa a casa. Além disso, um ônibus da Secretaria de Saúde está percorrendo os bairros da cidade.
Para as pessoas que vivem na zona rural, a vacina é aplicada em crianças a partir de 6 meses, idosos com 60 anos ou mais, gestantes e mulheres que estejam amamentando crianças de até 6 meses de idade.
Já para a população da zona urbana, a dose é aplicada em pessoas a partir dos nove meses de idade.
“Quem precisa tomar a vacina contra a febre amarela é quem não tem nenhuma dose da vacina. Então, na dúvida, procure a sua unidade de saúde, leve a sua carteirinha de vacinação, um documento para que seja confirmado que quem não tem nenhuma dose será vacinado”, disse Caroline Vicentim da Cunha, chefe da vigilância epidemiológica de Bragança Paulista.
De acordo com a secretaria de saúde, a cobertura vacinal está em 81,78%, enquanto a meta é vacinar 95% do público alvo. A vacina está disponível nas 29 unidades de saúde de Bragança Paulista, 6 delas funcionam com horário estendido, até às 21 horas: Vila Aparecida, Santa Luzia, Vila David, Planejada 1, Planejada 2 e Águas Claras.
Caso encontre um animal morto, a orientação da secretaria de saúde é não tocar no bicho e fazer contato com a unidade de vigilância em zoonoses pelo telefone (11) 4033-0283 ou pelo e-mail uvz@braganca.sp.gov.br.
Fonte: G1.globo.com