A comissão intervencionista da Santa Casa e a Secretaria Municipal de Saúde conseguiram a habilitação dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva – UTI Adulto junto ao Ministério da Saúde, obtendo uma parte de custeio financeiro para a manutenção desses leitos pelo Governo Federal.
Desta forma, os seis leitos da Santa Casa que eram custeados apenas pelo município passam a contar com ajuda de recursos do Governo Federal, segundo portaria nº 4.244 de 6 de dezembro de 2022 do Ministério da Saúde liberando verbas municipais para outros serviços visando a melhoria do atendimento à população.
A secretária municipal de Saúde, Grazielle Bertolini, ressalta a importância dessa habilitação e “de buscarmos novas formas de financiamento, que não só a municipal, para conseguirmos melhorar a assistência e ampliar o acesso da população à saúde”.
Desde junho, a Santa Casa de Atibaia está com um novo modelo de gestão, sob a responsabilidade de uma comissão intervencionista. Constituída por uma equipe técnica de servidores públicos, a comissão tem como objetivo melhorar os serviços prestados, especialmente a assistência hospitalar.
Entre as melhorias observadas na Santa Casa nos últimos meses estão a disponibilidade de equipamentos novos e modernos que garantem mais agilidade e precisão na realização de exames, como um tomógrafo e aparelhos de raio-x; intensificação na marcação de exames, cirurgias e consultas, inclusive aos finais de semana, para agilizar os atendimentos; além da nova recepção, reestruturada para melhor atendimento dos pacientes.
A Santa Casa de Atibaia obteve recentemente uma outra importante conquista, a revalidação do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social – CEBAS em Saúde. Concedida pelo Ministério da Saúde a pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos, a certificação reconhece a finalidade de prestação de serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Atibaia