Diante da confirmação do primeiro caso de febre amarela no Estado de São Paulo este ano, em 23 de janeiro, no município de Vargem Grande do Sul, a Secretaria de Saúde de Atibaia reforça a importância da vacinação contra a doença. Pessoas a partir de 9 meses de idade não vacinadas devem ser imunizadas contra a febre amarela na cidade, em datas específicas de acordo com a unidade de saúde (veja lista abaixo).
A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores, e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa.
Em casos graves, a pessoa infectada por febre amarela pode desenvolver algumas complicações, como febre alta; icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos); hemorragia (especialmente a partir do trato gastrointestinal); eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos.
A população da zona rural deve ficar especialmente atenta à febre amarela. A vacina é a principal ferramenta de prevenção e controle da doença.
Programação de vacinação contra febre amarela de acordo com a unidade de saúde:
- Centro – 4ª, 5ª e 6ª Feiras
- Alvinópolis – 2ª e 3ª Feiras
- Santa Clara – 2ª e 6ª Feiras
- Portão – 4ª Feira
- Tanque – 4ª Feira
- Imperial – 3ª Feira
- Cerejeiras – 5ª Feira
- Flamenguinho – 6ª Feira
- Itapetinga – 4ª Feira
- São José – 4ª Feira
- Maracanã – 3ª Feira
- Rio Acima – Livre Demanda
- Boa Vista – 6ª Feira
- Rio Abaixo – 6ª Feira
- Cachoeira – 3ª Feira
Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Atibaia