Com a mudança de estação, a temperatura também muda. No Outono, os dias são mais frios e secos. Por conta disso, é importante continuar cuidando da pele, que sofre bastante com as mudanças climáticas.
A baixa umidade do ar favorece não só o aumento de alergias respiratórias, como também doenças relacionadas à pele, principalmente em crianças, idosos e portadores de doenças crônicas. Nessa época, é muito importante hidratar o corpo.
Pessoas com pele mais sensível, que tenham doenças de pele ou pré-disposição a desenvolvê-las, também podem ter agravamento de sintomas durante o clima seco. “A ingestão de água e uso de hidratantes corporais é indispensável. O hidratante não pode faltar no tratamento da pele, mesmo que seja necessário utiliza-lo várias vezes ao dia”, afirma a médica Bhertha Tamura.
A hidratação corporal para os idosos é muito importante, pois, com o avanço da idade, as pessoas tendem a perder a oleosidade da pele, favorecendo o ressecamento. Portadores de doenças de pele crônicas, como dermatite atópica e ceratose, tendem a ter seu quadro agravado e devem sempre procurar a orientação de seus médicos para tratamentos específicos.
O aposentado João Takahara conta que sente a pele mais seca em climas mais frios. “Eu sempre uso o protetor solar que ajuda a hidratar. Porém no tempo mais frio eu costumo usar muito hidratante e tomar muita água. Assim o ressecamento da pele não acontece”, explica.
Dicas para evitar agravamento de doenças de pele durante o tempo seco:
– Beba bastante água, pelo menos 2 litros por dia;
– Use hidratante corporal todos os dias, principalmente após o banho. Se necessário, utilize várias vezes ao dia;
– Com o ressecamento, ocorrem coceiras na pele. Evite coçar-se, pois pode causar inflamações ou até mesmo infecções;
– Evite tomar banhos demorados, com água muito quente;
– Em caso de ressecamento severo da pele, procure seu dermatologista.
Fonte: Portal do Governo do Estado de São Paulo