Vacina contra o sarampo está disponível nos postos de saúde de Atibaia

Gripe Influenza e Dengue continuam a ter os números monitorados pela Secretaria de Saúde.

Casos de sarampo colocaram em alerta o estado de São Paulo. Em Atibaia, dois casos estão sob investigação pelo Instituto Adolfo Lutz, um deles desde o dia 28 de junho. A cidade não apresenta casos da doença desde 1997.

O sarampo é uma doença viral altamente transmissível e pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. O contágio acontece por meio de secreções respiratórias. Quem é exposto pode adquirir as infecções por gotículas emitidas por tosse ou espirro.

Diante desse quadro, a vacina tríplice viral é a medida de prevenção mais segura e eficaz contra o sarampo, segundo especialistas, além de proteger também contra a rubéola e a caxumba. Porém, não é recomendada para crianças menores de 6 meses, gestantes e pessoas com contraindicações médicas.

“A vacinação é a forma mais eficaz para a prevenção contra o sarampo. Por isso, é importante que pais e responsáveis levem as crianças em uma unidade básica de saúde mais próxima de sua residência”, afirma Helena Sato, diretora de imunização da Secretaria Estadual da Saúde.

A Secretaria de Saúde de Atibaia informou, através de nota,  que a vacina contra a doença está disponível em todos os Postos de Saúde. E ainda recomenda que, se há dúvidas sobre ter recebido as vacinas, deve-se seguir a orientação conforme a faixa etária: até 29 anos – duas doses da vacina com intervalo mínimo de 1 mês entre elas; de 30 a 49 anos, uma dose; pessoas com mais de 50 anos podem receber a vacina, embora considera-se que acima desta idade existe uma grande chance das pessoas já estarem imunes.

A suspeita de caso de sarampo deve ser encaminhada imediatamente para a vigilância epidemiológica municipal e estadual, para que a Secretaria de Saúde possa agir com a rapidez necessária. A urgência é para que não ultrapasse as 72 horas de maior eficiência da ação de bloqueio necessária e para a coleta de exames em tempo apropriado, tanto para a primeira, como para a segunda amostra.

Sarampo

O vírus fica incubado por um período de 7 a 18 dias e pode resultar em quadros graves como pneumonia, diarreia, encefalite e até mesmo levar à morte. De acordo com o infectologista Ralcyon Teixeira, a doença geralmente se manifesta de forma mais acentuada nos primeiros dias após o contágio.

“Os principais indícios do vírus são febre alta, tosse, coriza, conjuntivite e aparecimento de inflamações avermelhadas na pele. Ao perceber os sintomas, o indivíduo deve procurar imediatamente atendimento médico”, afirma.

Influenza

Do início do ano até esta sexta-feira (19), foram recebidas pela Secretaria de Saúde de Atibaia, 28 notificações de suspeita de casos de gripe Influenza. Dos quais, apenas 2 casos por H1N1 e 1 por Vírus Sincicial Respiratório foram confirmados na cidade de Atibaia, 1 também por Vírus Sincicial Respiratório em Mairiporã e nenhum em Bom Jesus dos Perdões.

Dengue

Entre o dia 1º de janeiro até o dia 19 de julho foram registradas 493 suspeitas de casos de dengue, 331 foram confirmados, 132 descartados e 30 estão sendo investigados.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Atibaia