Com o isolamento social por causa da pandemia e o consequente aumento de profissionais trabalhando em casa, de forma remota, manter uma boa relação com o chefe que não está ao lado fisicamente requer cuidados.
De acordo com especialistas da plataforma de soluções em recrutamento Glassdoor, a primeira recomendação é em relação à comunicação. No home office, é obrigatório saber se comunicar continuamente com o gestor, seja a respeito de agenda, planejamentos, resultados, dúvidas, preocupações, tudo o que possa impactar o trabalho.
“Não se trata de mostrar ao chefe que está trabalhando. É preciso saber se comunicar bem, sobretudo para que ele saiba do que o profissional precisa para obter bons resultados. Afinal, não é mais possível ir até a mesa do chefe e perguntar alguma coisa. Tampouco as ferramentas de comunicação instantânea substituem esse contato. É possível enviar mensagens online a qualquer momento, mas pode ser que o gestor esteja concentrado em outra coisa e demore para responder”, informa a plataforma.
Além disso, é necessário ser bom em planejamento: para qualquer projeto, é preciso pensar no que você precisa do seu gestor e pedir tudo com antecipação. Reuniões à distância, portanto, precisam ser planejadas com mais atenção para garantir que abordarão as questões mais importantes.
Veja dicas para garantir uma relação positiva e produtiva com o gestor no trabalho remoto:
Comunique-se de forma inteligente
Quando for marcar reuniões com o seu chefe, faça isso sabiamente. Se já sabe que as tardes são difíceis para você, não marque uma reunião para depois do almoço. Além disso, fale abertamente sobre seu nível de estresse ou outras coisas que estejam acontecendo que possam ter efeitos no seu desempenho. Até o gestor mais empático pode ter problemas em identificar isso à distância.
Procure conhecer seu gestor
Se tiver a oportunidade, pergunte sobre coisas como o seu estilo de comunicação, o que gosta e o que não gosta e, especialmente, o que o deixa irritado. Pode ser que essas coisas passem batido quando se está junto em um mesmo escritório, mas a mudança para uma rotina remota talvez revele ranços escondidos.
Use o vídeo
É possível fazer reuniões por telefone, mas todos nós sabemos o quanto nossos gestos e expressões faciais acrescentam à comunicação. Portanto, sugira ao seu chefe usar vídeo em suas reuniões. Assim, a conversa será mais rica e produtiva — e vocês se sentirão mais próximos.
Facilite para seu gestor saber o que você está fazendo
Isso ajuda a criar um vínculo de confiança. Se para vocês dois funciona ter uma atualização uma vez na semana ou diária, faça isso. Faça bom uso da tecnologia. Pode ser útil colocar tudo em seu calendário e compartilhá-lo com seu gestor. Dessa forma, fica muito mais fácil acompanhar seu trabalho sem precisar fazer interrupções — e saber que a pessoa tem essa visibilidade ajudará você a trabalhar de forma mais produtiva.
Esteja aberto para o feedback e faça perguntas
Às vezes, os conselhos e respostas vão ficando tão curtos e rápidos na comunicação por e-mail ou mensagens instantâneas que deixam de fazer sentido. Se você não concorda com algum feedback ou não o entendeu bem, pergunte. Afinal, se não compreendeu a mensagem, não poderá implementá-la corretamente. É muito melhor ter certeza de que estão na mesma página antes de começar a mudar as coisas.
Você não é seu próprio chefe
Não caia na ideia de que, por não estar trabalhando ao lado do seu chefe, você pode deixar de prestar contas. A menos que ambos tenham combinado anteriormente, seu gestor deve saber antecipadamente se você pretende tirar um dia de folga ou ir ao médico. Se assumir que pode fazer o que quiser, você cai no risco de colocar seu chefe numa posição desconfortável com outras pessoas, o que obviamente vai ter um reflexo negativo na sua imagem. Se seu gestor sabe onde você está, poderá lhe defender quando alguém estiver perguntando.
Fonte: G1.globo.com (Leia a matéria completa)