A produção dos tapetes arraiolos em Atibaia foi iniciada pela Associação de Artesãos do Bairro do Portão – ARPA, criada com o objetivo “de preservar e comercializar os tapetes de ponto arraiolo”.
Originária da cidade de Alentejo, Portugal, a arte dos tapetes arraiolos surgiu há mais de 300 anos, chegando ao Brasil através dos imigrantes europeus, principalmente portugueses e italianos.
O Bairro do Portão em Atibaia foi povoado por portugueses e italianos nos tempos áureos do café. Com o passar dos anos, além da dedicação à agricultura, os imigrantes passaram a desenvolver a arte de “tecer ponto a ponto” – que representa hoje um dos grandes orgulhos para Atibaia, já que os artesãos locais são os únicos no Brasil a confeccionar este tipo de tapete de acordo com a terra de origem.
Atualmente, a ARPA é considerada de utilidade pública federal, completando 19 anos de existência e contando com 1600 artesãos associadas. Suas peças podem levar até 7 meses para ficarem prontas.
A ARPA Tapetes Arraiolos fica na Rodovia FernÆo Dias, Km 51, no Bairro do PortÆo. Para entrar em contato, ligue para (11) 4416-9324, (11)4416-8096 ou (11)4416-8097.