As temperaturas baixas da última semana devem dar uma trégua na região de Atibaia nos próximos dias. A partir de quarta-feira (20), o estado de São Paulo deve registrar um período de calor atípico para o inverno, conhecido como “veranico”, fenômeno caracterizado por tempo seco e quente, que pode durar de 3 a 5 dias. Diferente de uma onda de calor, ele ocorre em pleno inverno, elevando as temperaturas a níveis semelhantes às do verão.
A semana será marcada por dias predominantemente secos e ensolarados, com temperaturas em elevação gradual desde esta segunda (18) até sexta-feira (22), com uma queda acentuada no domingo (24).
A Defesa Civil do Estado alerta que as condições previstas — tempo seco, baixa umidade e calor acima da média — aumentam significativamente o risco de queimadas. É fundamental evitar o uso do fogo para limpeza de terrenos, queimar lixo ou descartar bitucas de cigarro às margens de rodovias. Vale lembrar que provocar queimadas é crime ambiental, passível de sanções e multas. A colaboração da população é fundamental para a preservação ambiental e a segurança coletiva.
Recomenda-se ainda que a população evite atividades físicas intensas nos horários mais secos do dia, mantenha-se hidratada e, sempre que possível, utilize umidificadores em ambientes fechados.

A previsão do tempo para esta segunda-feira (18) é de sol com diminuição de nuvens de manhã. Tarde ensolarada e noite com poucas nuvens. Máxima de 24º e mínima de 12º.
A terça-feira (19) deve ser de sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens. Máxima de 26º e mínima de 12º.
A expectativa para a quarta-feira (20) é de sol com muitas nuvens e temperatura em elevação, mas sem previsão de chuva. Máxima de 29º e mínima de 16º.
Para a quinta-feira (21), a previsão é de e sol com algumas nuvens. Não chove. Máxima de 30º e mínima de 17º.
A sexta-feira (22) deve ser de sol, com nevoeiro ao amanhecer e algumas nuvens à tarde. Noite de céu limpo. Máxima de 31º e mínima de 16º.
Fonte: Climatempo / Cptec.inpe / AccuWeather