Equipes da Defesa Civil e da Zeladoria concentram esforços no atendimento às ocorrências após tempora

Ventos acima de 60 km/h causaram mais de 80 quedas de árvores; diversos bairros foram afetados por falta de energia

A Prefeitura de Atibaia informa que, desde o início da tarde de segunda-feira, dia 22 de setembro, equipes da Defesa Civil e de Zeladoria estão mobilizadas para atender às ocorrências provocadas pelo forte temporal que atingiu o município.
(foto: assessoria de imprensa Prefeitura de Atibaia)

A Prefeitura de Atibaia informa que, desde o início da tarde de segunda-feira, dia 22 de setembro, equipes da Defesa Civil e de Zeladoria estão mobilizadas para atender às ocorrências provocadas pelo forte temporal que atingiu o município.

Até o momento, foram registradas mais de 80 quedas de árvores, algumas delas atingindo imóveis e obstruindo ruas e avenidas. Às 14h32 foi registrada a primeira ocorrência relacionada à queda de árvore em decorrência de fortes ventos acompanhados de chuva. A partir desse momento, diversas outras chamadas foram direcionadas à Defesa Civil e às equipes de Zeladoria, que foram muito rápidas nos atendimentos em diferentes regiões do município.

Durante os trabalhos de remoção das árvores, em determinadas situações, foi necessário acionar equipes da Elektro para o desligamento da rede de energia elétrica, garantindo a segurança da operação. Houve o registro ainda de queda de mais de 10 postes no município.
Os registros apontaram situações de quedas de árvores e fios da rede elétrica, bem como danos sobre residências, muros e estradas. A maior parte das ocorrências envolveu a obstrução de vias, exigindo resposta imediata. Não há registro de feridos.
As equipes municipais seguem atuando em diferentes bairros para restabelecer a normalidade e assegurar a proteção da população. A equipe da Defesa Civil permaneceu em atividade contínua até as 22h desta segunda-feira (22) e retornou às 7h desta terça-feira (23) para dar continuidade aos atendimentos.
A Elektro informou que as equipes trabalharam a noite toda para realizar o restabelecimento da energia.
O Corpo de Bombeiros, a empresa Elektro e a Secretaria de Agricultura também atuaram em ocorrências.

Ventos fortes

Os dados de monitoramento meteorológico indicam que os estragos foram provocados por ventos de intensidade elevada, registrados pelos sensores pluviométricos do CEMADEM e da plataforma PlugField. Em determinados pontos da cidade, foram verificadas rajadas superiores a 60 km/h, com destaque para o bairro Boa Vista, que registrou 85 km/h, e o bairro Guaxinduva, com 73 km/h.
No que diz respeito ao volume de chuvas, os maiores índices ocorreram na região central, com 61 mm, e no bairro da Ponte, com 66 mm, ambos em curto intervalo de tempo, contribuindo para agravar a situação.

(fonte: assessoria de imprensa Prefeitura de Atibaia).